sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bolão Play Tennis - Wimbledon

O mais tradicional torneio de tênis do mundo está prestes a começar e com ele mais uma etapa do Bolão do Play Tennis. Disputado desde 1877, Wimbledon traz para a edição de 2011 uma grande incógnita.

Roger Federer que foi "esquecido" durante o ano, mas fez uma brilhante campanha em Roland Garros derrotando o até então imbatível Novak Djokovic, voltando assim para os holofotes. Perdeu a final para Nadal é verdade, mas mostrou que o bom e velho Federer ainda é capaz de grandes feitos. Além disso, o suíço já venceu na grama sagrada do All England Club seis vezes e esse ano busca igualar a marca de Pete Sampras.

Rafael Nadal foi o único além de Federer a vencer Wimbledon desde 2003. O espanhol ergueu a taça em 2008 e 2010. Nadal chega motivado após conquistar seu sexto título de Roland Garros. Ele já provou ser mais do que capaz de adaptar seu jogo, saindo de bolas mais altas com forte topspin para bolas mais retas.

Novak Djokovic, a sensação da temporada, perdeu sua invencibilidade de 45 partidas para Federer em Roland Garros, mas desde então não jogou mais. Djoko escolheu descansar e treinar, abdicando assim dos torneios preparatórios para o Grand Slam londrino. Portanto, se torna difícil saber como o sérvio se portará na grama e especialmente como está sua cabeça após a perda da invencibilidade.

Outros correm por fora logicamente. Andy Murray, sempre perigoso é o favorito da torcida - não nas casas de oposta, mas no coração de toda Grã-Bretanha. Murray é a grande esperança de acabar com um jejum que já dura 75 anos desde a última conquista de Fred Perry. Thomas Berdych, vice-campeão de 2010, também é sempre perigoso com seu potente saque. Andy Roddick, vice-campeão por três vezes parece seguir os passos de Goran Ivanisevic, mas será que terá o mesmo final feliz do croata?

Quem vai levar eu não sei, mas as apostas estão abertas para a etapa de Wimbledon do Bolão do Play Tennis.

As regras para essa etapa são as mesmas de Roland Garros. Lembrando que em Grand Slams, a pontuação é maior e os palpites podem ser dados até antes do início da 3a rodada.

Para Wimbledon, os palpites devem ser dados até sexta-feira, dia 24, às 7h da manhã.

Como sempre, os palpites devem ser feitos através do Blog ou da página do Play Tennis no Facebook, no post correspondente ao torneio de Wimbledon. Você deve olhar a chave do torneio e indicar os quatro semifinalistas e seus respectivos confrontos na semifinal, bem como os placares dos jogos. Em seguida dê o palpite da final, também com o respectivo placar.

Para visualizar a chave e ver os possíveis confrontos, clique aqui.

Segue um exemplo abaixo de como os palpites devem ser dados:

Semifinais:
Novak Djokovic vence Andy Murray 7/5 3/6 6/4
Rafael Nadal vence Roger Federer 6/2 6/2
Final:
Rafael Nadal vence Novak Djokovic 7/6 6/7 7/6

Para saber mais sobre as regras do Bolão, clique aqui.

A premiação para essa etapa será diferente das últimas quatro. Dessa vez o campeão levará a biografia do maior de todos os campeões, Roger Federer. O livro "A Biografia de Roger Federer" foi recentemente traduzido para o português pela Editora Évora, e está sendo gentilmente oferecido por Henrique Farinha, dono da editora. Henrique é pai de Ana e Pedro Farinha que fazem parte da equipe de Treinamento Competitivo do Play Tennis. Não perca a chance de ganhar esse super prêmio.

O livro será vendido em breve na unidade do Play Tennis do Morumbi.

Boa sorte a todos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Resultado Bolão Play Tennis - Roland Garros

Todos imaginavam que iam assistir na final de Roland Garros a mais um duelo entre Rafael Nadal e Novak Djokovic. Os resultados dessa temporada mostravam isso, mas um suíço estava lá para acabar com a festa e quebrar a sequência de finais entre os dois primeiros do ranking. Roger Federer fez o que parecia ser impossível, acabar com a sequência invicta de 45 partidas de Djokovic (44 se considerarmos o wo contra Fognini). E a torcida por Federer foi grande. Assisti parte da semifinal nos intervalos do Workshop Internacional de Tênis realizado no Espéria no último final de semana, e a cada ponto do suíço os 300 participantes vibravam.

Pelos comentários de Federer antes da partida, por sua vibração durante o jogo e comemoração após a vitória sobre Djokovic pudemos perceber a importância daquele momento. Mas a alegria do ex-número 1 do mundo durou pouco. Dois dias depois, ele teve que enfrentar seu maior carrasco, justamente no local onde ele sofreu o maior número de derrotas para Rafa Nadal. Foram quatro finais e uma semifinal entre os dois, todas com vitórias do espanhol.

Rafael Nadal conquistou seu sexto título no saibro parisiense, igualando o recorde de Bjorn Borg. O espanhol agora é dono de dez títulos de Grand Slam.

Mas o que importa mesmo é que a vitória de Nadal me deixou muito feliz, não só porque estava torcendo por ele, mas também porque me deu a vitória no Bolão na etapa de Roland Garros. Terminei empatado com a Gislaine, mas no critério de desempate, levei.

Com o fim de Roland Garros, o Bolão do Play Tennis chega a metade, e após sete rodadas, a classificação está assim:

1. Marco Losso - 535 pontos
2. André Gouvêa - 525 pontos
3. Tiago Pestana - 500 pontos
4. Cristian El Jamal - 480 pontos
5. Gabriel Antunes - 400 pontos
6. Marcelo Frota - 240 pontos
7. Vera Lucia Bellizia - 215 pontos
8. Weversão Leão - 200 pontos
9. Fernando Pinero - 200 pontos
10. Gislaine Farias - 190 pontos
11. Fabio Henrique - 185 pontos
12. Felipe Alcantara - 115 pontos
13. Carla Tiene - 100 pontos
14. Janaina Murenato - 90 pontos
15. Simone Mesquita - 75 pontos
16. Glauco Pereira - 75 pontos
17. Mara Kochen - 70 pontos
18. Brunno Barbosa - 70 pontos
19. Mateus Mazzaferro - 50 pontos
20. André Baccarini - 50 pontos
21. Henrique Moreno - 45 pontos
22. Rafael Alcantara - 30 pontos
23. Ana Farinha - 30 pontos
24. Daniela Tikerpe - 30 pontos

A próxima etapa começa em duas semanas com o tradicionalíssimo torneio de Wimbledon. Apesar dos campeões não mudarem muito, os palpites em Wimbledon são sempre um desafio.

Fique ligado para a próxima etapa do Bolão Play Tennis.

Workshop Internacional de Tênis

No último final de semana enquanto os olhos do mundo estavam voltados para as finais de Roland Garros, os olhos e ouvidos de 300 treinadores estavam voltados para as 18 palestras que foram dadas no Workshop Internacional de Tênis promovido pela CBT.

O Clube Espéria recebeu nos dias 3, 4 e 5 de junho professores de todo Brasil para escutar palestras dos mais variados assuntos, de palestrantes renomados e de grande importância no mundo do tênis.

A grande atração foi o norte-americano Brad Gilbert. Em 1990, Brad chegou a 4a posição no ranking mundial, além de somar um total de 20 títulos na carreira. Mas sua fama veio mesmo como treinador. Passaram por suas mãos Andre Agassi, Andy Roddick e Andy Murray. A parceria com Agassi durou oito anos e rendeu mais de 30 títulos a Andre, incluindo seis Grand Slams. Conhecido por sua inteligência tática, Brad escreveu o best-seller "Winning Ugly", mas sem tradução para o português. Brad contou detalhes da sua carreira, falou sobre seu trabalho com Agassi, respondeu perguntas e dentro da quadra tentou passar um pouco do seu conhecimento tático.

Outro nome importante foi o de Gustavo Luza. Argentino, ele foi capitão da Copa Davis de 2002 a 2004 e treinou jogadores como Guillermo Coria e David Nalbandian. Luza deu um show dentro de quadra trazendo para os participantes excelentes dicas de treinamento. Suas palestras e exercícios práticos foram focados em táticas de ataque e defesa, treinamento de qualidade ao invés de quantidade e também falou sobre sua vivência no circuito juvenil e profissional.

O chinelo Miguel Miranda, diretor de desenvolvimento da ATP fez duas palestras muito interessantes. Uma mais teórica, mas que prendeu a atenção de todos, falando sobre resiliência no tênis. A outra, na quadra, foi sobre o trabalho com crianças e adultos iniciantes.

O técnico da Copa Davis do Brasil e ex-treinador de Thomaz Bellucci também teve uma participação importante. João Zwetsch mostrou em quadra o trabalho de pré-temporada que faz com seus atletas. Depois, João ainda falou sobre os treinamentos e viagens com atletas profissionais.

O Workshop ainda teve Sabrina Giusto, ex-tenista profissional que falou sobre a formação de atletas no tênis feminino. Mark Caldeira falando sobre a preparação física no tênis. Ricardo Takahashi e Dr. Bang palestraram sobre a fisioterapia e a medicina esportiva voltada para o tênis. Eduardo Figueiredo abordou a importância dos pais e treinadores na formação psicológica dos tenistas. Miguel Rosa, diretor da IMG Academies (Nick Boliettieri), falou sobre o gerenciamento de academias. O comentarista da Sportv, Dácio Campos, fez uma palestra bem a seu estilo irreverente, falando sobre o marketing do professor de tênis e a comunicação nos dias atuais. Foi uma excelente palestra, diga-se de passagem. E para fechar o congresso, Elson Longo mais uma vez trouxe uma palestra cheia de emoção e mensagens ao falar sobre a Teoria do Caos aplicada ao tênis.

A equipe do Play Tennis foi representada por 13 professores. Glauco Pereira, Eloy de Souza, Orlando Rosa, Weverson Leão, André Oliveira, Douglas Almeida, Osni Nery, Adriano Anjos, Edmilson Bispo, Luis Guilherme Pirani, Douglas, Deílson José dos Santos e Tiago Pestana.

Parabéns aos professores do Play Tennis que investiram bastante para participar do Workshop e ao Glauco que batalhou para levá-los. Parabéns à CBT que organizou um belo e importante evento e ao diretor de capacitação da CBT, Cesar Kist e toda sua equipe que vem fazendo um excelente trabalho para elevar o nível dos profissionais do tênis brasileiro.