quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pé na Estrada!

Depois de uma intensa pré-temporada e alguns torneios de aquecimento em São Paulo, a galera to Treinamento Competitivo está arrumando as malas e partindo para novos desafios na América do Sul.

Na semana passada, Giovanna Baccarini e Giulia Perrone embarcaram para El Salvador acompanhadas por Orlando Rosa para a disputa da Copa Gatorade Internacional. A gira dos três está essa semana na Guatemala, depois segue para a Costa Rica e termina na semana de 14 de março no Panamá.

Hoje pela manhã, embarcaram para o Uruguai, Ana Farinha e Brunno Barbosa. Os dois foram acompanhados por Douglas Santana para o torneio Uruguai Bowl, em Punta Del Este. O roteiro do grupo inclui também o 31o Assuncion Bowl, no Paraguai; o tradicional Banana Bowl, em Blumenau e termina na Copa Gerdau, em Porto Alegre.

Esse será o mesmo itinerário de Laura Pigossi que jogará a categoria 18 anos e será acompanhada por Renato Messias. Os dois embarcam no próximo sábado, dia 26.

Todos os torneios são válidos pelo calendário da ITF e serão um bom desafio para a molecada.

Nesse meio tempo, Carla Tiene e Weverson Leão comandarão os treinos de quadra do Treinamento.

Boa viagem e boa sorte a todos nos torneios.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Atitude Campeã!

Quem disse que precisa ser atleta profissional para fazer jogos de encher os olhos da torcida? Nesse caso, mais do que grandes jogos, quem disse que precisa ser atleta profissional para ter atitudes que conquistem admiradores?

Nesses últimos dois finais de semana durante a Copa Brookfield - Play Tennis, torneio da Federação Paulista que está acontecendo na unidade do Morumbi, pude acompanhar inúmeros jogos e dezenas de atletas, mas dois deles chamaram a atenção.


Um deles já no 1o final de semana do torneio quando jogou a categoria 16MA e depois novamente no 2o final de semana quando disputou a 18MA. Gabriel Antunes Rodrigues, de apenas 15 anos é realmente um capítulo a parte quando se trata de atitude em quadra. Sempre focado, intenso em cada ponto, jamais abaixa a cabeça, nunca deixa os ombros caídos em sinal de derrota. As únicas palavras que saem de sua boca são de incentivo. Sempre que passa por momentos de aperto, aponta para o coração em sinal de garra, vontade e determinação.

No 2o final de semana adicionei outro jogador a minha lista de favoritos, Lucas Dias, de 16 anos. Ele jogou a categoria 18MA e demonstrou a mesma atitude de Gabriel. Sempre no jogo, sempre vibrante. Com os punhos cerrados, Lucas comemora cada belo ponto olhando nos olhos de seus adversários.

Quando vejo os dois jogando parece que estou vendo Rafael Nadal em ação (guarda
das as devidas proporções, é lógico), mas com uma atitude semelhante, que mina o adversário. Não importa o que aconteça, os dois permanecem com um comportamento vitorioso que obriga os adversários a de fato ganharem a partida, porque nenhum dos dois irá jamais entregá-la.

O resultado dessa atitude, aliado ao trabalho sério nos treinos,
não poderia ter sido melhor. Eles fizeram a grande final de 18MA nessa última segunda-feira. Jogando em casa - ambos são atletas do Treinamento Competitivo do Play Tennis - eles fizeram uma partida tensa onde Gabriel levou a melhor, 6/2 7/5.

Mas independente do resultado, os dois demonstraram algo muito maior, que é intrínseco deles: a garra, a determinação, o foco, a intensidade, a perseverança. Assim como talento, algumas pessoas as têm em maior ou menor grau, esses dois, com certeza têm de sobra.

Parabéns meninos pela excelente campanha e pela atitude e comportamento em quadra. Provaram que não precisa ser profissional para ser exemplo. Muito sucesso esse ano!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dominando o Circuito Seniors

Após tantos posts falando sobre os tenistas juvenis do Play Tennis, hoje vou falar de um veterano, Kiko Avancine. Escrevi uma matéria sobre ele há um tempo, mas chegou a hora de ir mais afundo.

Kiko é empresário da construção civil e restaurantes, casado há 30 anos e pai de dois filhos. Tenista nos tempos de juvenil, Kiko abandonou o esporte na época do vestibular, mas 37 anos depois, ele decidiu voltar. Mas essa volta não seria apenas para se tornar um tenista de final de semana. O objetivo era muito maior. Ele queria competir.

Kiko voltou a treinar logo no início de Janeiro de 2010. Após quatro meses encarou o primeiro desafio no Estadual da Federação Paulista. Kiko não quis nem saber daquele papo de falta de ritmo de jogo e já faturou seu primeiro torneio. O título lhe deu ainda mais entusiasmo. Foi então que decidiu procurar um velho amigo dos tempos de infância, Eloy de Souza. Os dois começaram a treinar juntos no Play Tennis do Morumbi.

O próximo passo seria um torneio brasileiro. Sua estréia foi em Goiânia e para não perder o hábito trouxe para casa dois troféus, o de campeão nas duplas e de vice nas simples. A competição lhe deu a noção de que precisaria melhorar a condição física e por isso aumentou a carga de treinos fora da quadra. O resultado veio pouco tempo depois quando conquistou o Campeonato Brasileiro de simples e duplas.

Com tantas conquistas nacionais, era chegado o momento de buscar desafios internacionais. Kiko cruzou o Atlântico para jogar na Europa e lá foi campeão de duplas em torneio na França e vice, também nas duplas, em torneio na Suíça.

Com esses resultados, ele foi convocado para integrar a equipe brasileira que iria à Santiago, no Chile, sob o comando de Givaldo Barbosa para disputar o Sul Americano. Não deu outra, ele saiu de lá campeão Sul Americano.

Em novembro, Kiko foi à Porto Alegre competir na mais tradicional etapa do circuito brasileiro de seniors. Ele mais uma vez voltou com os troféus de campeão nas duplas e vice nas simples.

A última competição desse excelente ano aconteceu em dezembro, na cidade de Punta Del Este, Uruguai. E para fechar com chave de ouro, ele fez barba e cabelo conquistando o título de simples e duplas.

Após 37 anos parado, Kiko voltou a todo o vapor terminando seu ano de retorno em 1o lugar no ranking da FPT, 2o no ranking da CBT e 25o do mundo no ranking da ITF.

Kiko conta que sempre escolhe seus objetivos esportivos durante a Corrida de São Silvestre. Em 2010 ele superou em muito os objetivos escolhidos em 31 de dezembro de 2009. Vamos aguardar 2011 e torcer para que ele também supere os objetivos traçados na Corrida de 31 de dezembro de 2010.

Parabéns Kiko pelo ano excepcional, pela determinação e força de vontade de retornar às competições depois de tantos anos. Que sirva de exemplo e inspiração para muitos. E parabéns também ao grande Eloy de Souza que o ajudou nesse processo e agora enfrenta um desafio pessoal de se recuperar fisicamente após complexa cirurgia no joelho. Força Eloy! Que essa parceria possa continuar firme e forte em 2011.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Rumo às Universidades Americanas!

O sonho de ser um atleta profissional passa na cabeça de quase toda criança, mesmo que ela não seja tão ligada ao esporte. Quem um dia não assistiu a uma competição e imaginou estar lá, no lugar daqueles super atletas?

Mas a verdade é que o caminho para se chegar ao profissionalismo é árduo, requer muito esforço e são poucos os que conseguem ou realmente querem. Mas não necessariamente esse é o caminho que os jovens buscam. Muitos desejam apenas conciliar o esporte e a competição aos estudos.

Foi esse o caso de Henrique Moreno que hoje, aos 20 anos está fazendo faculdade numa universidade americana e defendendo-a no tênis.

Henrique tinha como esporte preferido o futebol, no qual jogou seriamente até os 16 anos. Só então o tênis, que era apenas um hobbie, passou a fazer parte integrante de sua vida. Nesse processo, ele foi parar na Academia Sanchez-Casal, na Espanha, para duas semanas de treinamento durante as férias de Julho. No início teve dificuldades de adaptação, mas no final a experiência foi tão positiva que dois meses depois ele retornava à Sanchez-Casal para terminar o colegial e treinar. De Setembro de 2008 a Julho de 2010 Henrique morou na Espanha, mas sempre retornou ao Brasil para passar as férias e enquanto estava no país ia treinar com o Renato, o qual conheceu na Sanchez-Casal.

Foi na Sanchez-Casal que amadureceu a idéia de continuar conciliando os estudos ao esporte. Para isso contou com o apoio do staff da academia que fez todo o trâmite de sua transferência para uma universidade americana. Em julho de 2010 retornou ao Brasil, participou da pré temporada de meio de ano com a equipe do Treinamento Competitivo do Play Tennis e três semanas depois embarcou para os EUA.

Henrique está estudando na New Jersey Institute of Technology onde cursa Engenharia Química e joga pelo time de tênis da universidade. Os estudos estão tranquilos até o momento, porém a quantidade de trabalhos e tarefas é bastante grande.

No tênis, Henrique terá sua primeira temporada para valer agora, no 1o semestre de 2011, quando é disputada a temporada de tênis. No 2o semestre do ano passado, quando chegou à universidade, o time jogou apenas torneios esporádicos para não perder o ritmo. A equipe de tênis é composta por estudantes de diversos países como Suécia, Africa do Sul, México, Nova Zelândia, República Checa e EUA.

Henrique conta que a experiência tem sido excelente para seu desenvolvimento pessoal. Ele está muito mais maduro e responsável. Henrique tem gostado tanto que já pensa em arrumar um trabalho para permanecer mais tempo após a conclusão da faculdade e emendar um mestrado, seguido de um doutorado.

Outros atletas do treinamento estão se preparando para seguir esse caminho. Fernando Pinero, Gislaine Farias e Natasha Bertolucci estão prestando os exames e aguardando os resultados para ver qual universidade irão defender nos próximos anos.

Esse é um excelente caminho, uma grande oportunidade e acho que todos que tiverem a chance, devem ir. Quem quiser se preparar para tentar a sorte nas universidades americanas, pode procurar o Treinamento Competitivo do Play Tennis que lhe dará todo suporte e infraestrutura de treinamento.

Boa sorte aos quatro!