domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mantendo a Rotina!

Os espanhóis Juan Carlos Ferrero e David Ferrer mantiveram a rotina de finais nessa semana, a única diferença é que trocaram o troféu de campeão de mãos. Na semana passada, Ferrero venceu o torneio de Buenos Aires em cima de Ferrer. Ferrero buscava essa semana no ATP 500 de Acapulco vencer seu 3o torneio seguido, mas o compatriota foi capaz de impedi-lo e encerrou a sequência de 14 vitórias consecutivas. Numa partida novamente muito disputada, Ferrer venceu 6/3 3/6 6/1.

Ferrero deve estar cansado após disputar 15 partidas em três semanas, mas nem ele, nem Ferrer terão descanso. Ambos viajam para Logrono, Espanha, onde se juntarão ao time da Copa Davis que disputa na semana que vem a primeira rodada do torneio entre nações contra a Suíça que vai desfalcada de Roger Federer. Mesmo sem Nadal, acredito que o time espanhol está muito bem representado.

No ATP 500 de Dubai, rotina mantida por Novak Djokovic que conquistou o bicampeonato em cima de Mikhail Youzhny. Nole não jogou bem a final, cometeu muitos erros, foram 12 duplas faltas, quase todas na rede, apenas 52% de aproveitamento do 1o saque. Mas ai que entra o mérito do grande vencedor, ganhar uma partida quando se está jogando mal. Foi o que ele fez. O sérvio não teve vida fácil nessa semana. Dos cinco jogos disputados, quatro foram decididos no 3o set, sendo que três deles ele saiu perdendo o 1o set. Além de merecido, esse título o ajuda defender os pontos conquistados ano passado, e dá uma folga para manter o posto de segundo no ranking.

No ATP 250 de Delray Beach, poucas estrelas em quadra. Tommy Haas, cabeça de chave #1 foi eliminado logo na 1a rodada. James Blake, que não está na forma de antigamente, mas era um dos nomes mais conhecidos, foi eliminado nas quartas de final por Ivo Karlovic. Esse chegou à final e perdeu para uma promessa do tênis que está vivenciando pela primeira vez o sabor da vitória. Ernests Gulbis ganhou seu primeiro torneio de ATP. Será que isso se tornará rotina? Talento ele tem.

No feminino, Venus Williams mostrou poder de adaptação e repetiu a rotina. Após conquistar o bicampeonato em Dubai, jogando numa quadra rápida, ela foi direto para o saibro e chegou ao bicampeonato também em Acapulco. Para tanto, Venus teve de tirar da cartola uma recuperação fantástica nas quartas de final quando perdia por 5/1 no terceiro set contra a desconhecida Laura Pous. Com esse título, a americana chega a sua 43a conquista. Ela é a jogadora em atividade com maior número de títulos. A segunda é a belga Justine Henin com 41.

No outro torneio feminino da semana, Elena Dementieva que tentava seu terceiro título no ano, tomou uma ducha de água fria na final do WTA de Kuala Lumpur ao perder para Alisa Kleybanova por fáceis 6/3 6/2. Esse também foi o primeiro título importante de Klaybanova.

Semana que vem tem o WTA de Monterrey e os homens disputam a 1a rodada da Copa Davis.

Cardio Tênis Agita o Morumbi

Na última sexta-feira aconteceu no Play Tennis do Morumbi o primeiro evento do ano, o Cardio Tênis.

Acompanhando a tendência moderna de preocupação com a saúde, o Cardio Tênis mistura o fitness com o tênis. Num treino muito agitado, os participantes praticamente não param, vão de uma estação de exercício à outra, alternando com drills de tênis de muita intensidade e velocidade. Tudo isso lógico que ao som de músicas bem animadas. Treino perfeito para melhorar o condicionamento físico!

Seis mulheres resolveram encarar o desafio montado por Aldo e Sergio e saíram com as pernas bambas. Veja o clipe abaixo e confira como foi.



Gostaram? Não percam o próximo! Parabéns meninas, mandaram muito bem!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Dá-lhe Nadal!

Depois de alguns dias de suspense, Shakira finalmente lançou o videoclipe completo de Gipsy onde faz par romântico com ninguém menos do que Rafael Nadal.

Difícil imaginar Rafa com aquela cara de enfezado, exterminador de adversários, com olhar perdidamente apaixonado, todo romântico? Eu também achava, mas com uma loira dessas acho que até o Darth Vader ou Hannibal Lecter se tornariam românticos. Confira o clipe.



Parabéns Nadal, mandou bem!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Relembrando Goran Ivanisevic

A ATP tem em seu site uma sessão que eu gosto muito chamada, ATP Uncovered. Semanalmente eles colocam vídeos com matérias de jogadores, torneios, estrutura dos torneios, etc. Essa semana eles colocaram um vídeo do veterano croata Goran Ivanisevic.



Resolvi fazer uma matéria sobre ele e relembrar um pouco desse grande jogador.

Goran é conhecido até hoje como um dos melhores sacadores que já existiu. Enquanto jogou era sempre o líder de aces do circuito. Seu temperamento explosivo também era bem conhecido e suas raquetes frequentemente sofriam. Mas ao mesmo tempo Goran demonstrava grande bom humor em suas brincadeiras. Procurei alguns na internet e aqui seguem os links para três deles. Ele limpando os óculos do arbitro de cadeira, posando para foto durante o jogo e ensinando o arbitro a falar seu nome.

O croata, que gostava do jogo "saque-voleio", teve como grande ambição na carreira o título de Wimbledon. Ele foi três vezes vice campeão do torneio inglês. A primeira perdeu para Andre Agassi no 5o set. em 1992. Dois anos mais tarde enfrentou outro americano na final, dessa vez Pete Sampras e foi derrotado em três sets. Em 1998 ele voltou à quadra central para enfrentar Sampras novamente. Dessa vez o jogo foi decidido 5o set em favor do americano.

Após sofrer com lesões no ombro nos anos de 1999, 2000 e início de 2001, seu ranking caiu muito e quando chegou Wimbledon de 2001 ele era apenas o 125o do ranking. Por isso foi necessário um convite da organização para que ele pudesse participar. E no que parece um roteiro de filme onde o atleta sonha e busca uma conquista mais do que tudo, por um longo tempo, mas uma série de barreiras são colocadas em sua frente e o distancia desse sonho, mas quando todos menos esperam, a perseverança vence, a volta por cima é dada e o grande triunfo é conquistado. Foi exatamente isso o que aconteceu.



Na final que mais parecia um jogo de Copa Davis contra o Australiano e especialista no jogo "saque-voleio", Patrick Rafter, Goran conquistou seu maior e mais sonhado título. Numa batalha de três horas e cinco sets disputados, ele se tornou o primeiro jogador a receber um convite e se tornar campeão. Pelo último game do jogo podemos perceber a importância que esse torneio tinha na vida de Goran e como era importante conquistá-lo. Eu me lembro de ter ficado muito feliz quando ele venceu o torneio, mesmo sendo grande fã de Rafter. Mais de 200 mil pessoas o receberam em sua cidade natal após a conquista.



Depois do título, novas contusões se sucederam e a aposentadoria foi chegando. O croata venceu 22 torneios na carreira, ganhou quase U$20 milhões, e atingiu o 2o lugar no ranking em 94.

É um grande ídolo em seu país que se tornou independente justamente durante sua carreira e suas conquistas trouxeram grande alegria e orgulho para o povo. Carregou a bandeira da Croácia por duas vezes nas aberturas das Olimpíadas de Seul e Barcelona.

Atualmente ainda é possível ver Goran em ação em alguns torneios de veteranos! Espero ainda conseguir vê-lo! Valeu Ivanisevic!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Objetivo Alcançado?!?!

Semana passada escrevi sobre a participação de Maria Sharapova no fraco torneio de Memphis, quando ela poderia estar jogando o torneio de Dubai com as melhores jogadoras do mundo. Questionei quais seriam seus motivos. Provavelmente nunca saberei, mas se realmente era a busca da confiança que havia se perdido ao longo dos meses devido à contusão no ombro e o excesso de foco fora das quadras, talvez ela tenha alcançado o objetivo.

Como era de se esperar Sharapova ganhou o torneio com os pés nas costas. Acho que vale até a pena colocar os placares. 1a rodada - 6/0 6/2. 2a rodada - 6/1 6/1. 3a rodada - 6/2 7/5 (jogo apertado). Semifinal - 6/4 6/3. Final - 6/2 6/1. Uau quanta dificuldade. Tomara que realmente esse torneio tenha ajudado a russa ganhar confiança e que ela venha com tudo também quando o nível das adversárias estiver mais alto, o que deve acontecer em Indian Wells daqui duas semanas.

Aproveitando, comentar rapidamente sobre os outros torneios. Em Dubai, a americana Venus Williams conquistou o bicampeonato em cima de Victoria Azarenka. Venus a gente não precisa falar muito pois todos já conhecem seu jogo. Mas é preciso destacar o potencial da bielorrussa de 20 anos. Atual 6a do ranking, ela conquistou três títulos na carreira. Pode não parecer muito, mas ela tem evoluído demais, está cada vez indo mais longe e dando mais trabalho. Ela é agressiva, bate forte na bola e não tem medo. No Australian Open desse ano esteve muito próxima de derrotar Serena Williams, mas ai faltou um pouco de experiência, o que sobrou para Serena.

No masculino, no ATP 500 de Memphis, tivemos surpresas. Os cabeças 1 e 2, Roddick e Verdasco que fizeram a final na semana anterior, ficaram pelo caminho e abriram espaço para dois gigantes americanos fazerem a final. Sam Querrey e John Isner. Não posso dizer que foi um belo jogo. Dois grandes sacadores que trocam poucas bolas de fundo, arriscam muito e erram tanto quanto. No fim de Querrey num jogo equilibrado, definido no 3o set, 6/7 7/6 6/3.

Muito mais interessante deve ter sido a final do torneio de Buenos Aires que esse ano foi castigado pela chuva. Enquanto em Memphis só tínhamos sacadores, aqui tínhamos devolvedores. Dois espanhóis jogando uma final no saibro. Eu infelizmente não vi o jogo, mas deve ter sido muito bom de assistir, com muitas trocas de bola e pontos bem disputados. No final Ferrero levou a melhor pela segunda semana consecutiva. 5/7 6/4 6/3.

No velho continente, o ATP de Marseille também foi cheio de surpresas. Com jogadores como Soderling, Tsonga, Monfils, Baghdatis, Robredo e Simon na chave, quem chegou a final foram dois franceses, bons jogadores, mas zebras. Michael Llodra e Julien Benneteau. Ambos são chegados no jogo de rede e fizeram uma partida interessante onde Llodra levou a melhor 6/3 6/4.

Essa semana temos o ATP 500 de Dubai que esse ano está carente de algumas estrelas como Federer (recuperando de infecção pulmonar) e Nadal (recuperando lesão no joelho). Temos o ATP 500 de Acapulco, com participação de Thomaz Bellucci e Marcos Daniel que acabou de se tornar pai pela segunda vez, parabéns Marcos. E ATP 250 de Delray Beach. No feminino dois torneios com chaves fracas, o WTA de Acapulco e o WTA de Kuala Lumpur.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Duelo dos Sonhos!

Que tal juntar 44 títulos de Grand Slam em uma só quadra? Que tal juntar Pete Sampras, Andre Agassi, Roger Federer e Rafael Nadal em um jogo de duplas?

Pois isso acontecerá no dia 12 de março durante o Masters 1000 de Indian Wells, e tudo por uma causa nobre. Depois do sucesso da brincadeira exibição feita pelas estrelas do tênis no Australian Open, os organizadores de Indian Wells resolveram organizar o segundo Hit for Haiti. O evento pretende arrecadar US$1 milhão que serão doados a Cruz Vermelha para ajudar na reconstrução da ilha caribenha.

Esse é o tipo do evento que todos ganham e repito, deveria ser feito com muito mais frequência, afinal das contas, tem sempre pessoas e países precisando de ajuda.

Só para se ter uma idéia da grandeza do evento, nessa quadra teremos um total de US$157 milhões em premiação somando os quatro jogadores, 222 títulos de ATP, sendo 44 Grand Slams. São 2729 vitórias e 751 derrotas, um aproveitamento de 72%. São 704 semanas na liderança do ranking ou mais de 13 anos. Considerando que esses números ainda estão crescendo já que dois desses gênios ainda estão em atividade.





Pete Sampras

Andre Agassi

Roger Federer

Rafael Nadal

Premiação

US$ 43 mi

US$ 31 mi

US$ 55 mi

US$ 27 mi

Títulos

64

60

62

36

Grand Slams

14

8

16

6

Vitórias

762

870

688

409

Derrotas

222

274

162

93

Aproveitamento

71%

68%

76%

77%

Semanas como #1

286

271

101

46


Que o evento será belíssimo não resto dúvida, só uma coisa que me deixa curioso... quais serão as duplas? Velha geração contra nova geração? Sampras e Federer contra Agassi e Nadal? Ou Sampras e Nadal contra Agassi e Federer?

Qual formação vocês gostariam de ver jogar? Eu acho que deveriam fazer o "Rei da Quadra", todos jogam com todos pra ver quem no fim ganhou mais.

Off the Court!

Enquanto a maioria dos tenistas está suando suas camisas nos torneios que estão rolando nas últimas semanas, os dois principais tenistas da atualidade que não participaram de nenhuma competição desde o primeiro Grand Slam do ano, gastam o tempo de maneiras diferentes.

Roger Federer sem dúvida nenhuma deve estar curtindo a família e treinando. Mas ele arrumou tempo para fazer uma visita à Etiópia e conhecer as duas escolas e 700 crianças que sua fundação ajuda.



Já Rafael Nadal que está se recuperando de lesão no joelho, resolveu participar do novo clipe da cantora Shakira. Amigos há algum tempo, os dois aparecem em cenas românticas nos 30 segundos do teaser que está na internet. Confesso que dei muita risada ao ver Nadal com aquele jeito de enfezado fazendo papel romântico em um clipe. Obviamente os rumores de um caso já brotaram por todas as partes, mas ambos negam.



Quando o clipe for lançado por completo, prometo colocá-lo no blog!

Quando o Corpo Não Ajuda

Levar o corpo ao limite. Essa parece ser a rotina dos atletas profissionais de qualquer esporte. Mesmo com a evolução na parte de biomecânica que não só potencializa os movimentos para uma melhor performance, mas também serve corrigir movimentos errados que possam vir a gerar contusões. Mesmo com a evolução na preparação física e na fisioterapia preventiva, que justamente visam preparar o corpo do atleta para resistir aos longos períodos de treinamento e de competição, chega uma hora que músculos e ligamentos, simplesmente pedem trégua!

Foi essa a realidade que vimos acontecer com Gustavo Kuerten e Magnus Norman que sofreram do mesmo mal, problema nos quadris. Ambos passaram por cirurgias, ambos tentaram voltar, Guga com mais sucesso, mas logo se mostrou inviável suportar a dor. Vimos acontecer com o talentoso argentino Guillermo Coria que teve sua promissora carreira encurtada em muito devido uma série de contusões.

Temos visto Nadal sofrer com tendinites nos joelhos. Depois de perder praticamente o 2o semestre de 2009, o espanhol mal começou o ano e já está na lista do departamento médico desde o Australian Open se recuperando de mais uma lesão no joelho. Vimos também Maria Sharapova sofrer com problemas no ombro e ficar muitos meses afastada do circuito.

Essa semana pudemos acompanhar o drama do retorno de David Nalbandian. Ele que ficou nove meses afastado das quadras devido uma cirurgia no quadril, ensaiou um retorno em Janeiro, mas teve que recuar. Essa semana em Buenos Aires ele finalmente entrou em quadra. Venceu duas partidas, a segunda com muito esforço no tie-break do terceiro set. Resultado, nova contusão que o retirou da partida seguinte das quartas de final. Uma pena, pois o pouco que assisti de seus jogos, o argentino estava jogando muito, como se nem estivesse parado há tanto tempo. Será que ele conseguirá retornar a velha forma?

Esses são apenas alguns casos que estão frescos na cabeça. Assim como eles, temos muitos mais e outros tantos com lesões menores que às vezes nem ficamos sabendo. E isso é apenas no tênis.

Tenistas que tem menos de um mês de descanso por ano. Jogadores de baseball da MLB jogam em torno de 170 partidas por ano, quase todos os dias da semana. No basquete da NBA são 80 partidas correndo e saltando sem parar só na temporada regular. Futebol, duas partidas por semana e treinamento entre elas.

Ok, alguns desses atletas ganham quantias astronômicas que faz valer a pena tudo isso, mas temos que lembrar que quantos se submetem da mesma forma e não chegam lá.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tentando Entender?!?!

Olhando as chaves femininas dessa semana, uma coisa me chamou muito a atenção.

Temos dois torneios, o WTA de Dubai pagando uma premiação total de US$2 milhões, sendo US$350 mil para campeão. E o WTA de Memphis pagando um total de US$220 mil, deixando para campeã US$37 mil. Das 20 melhores tenistas do mundo, 16 estão em Dubai. Serena, Safina e Clijsters não estão jogando essa semana. Nessa conta está faltando uma jogadora. Sim, a russa Maria Sharapova que está jogando, mas em Memphis.

A 16a do ranking trocou os milhões de Dubai pelos trocados de Memphis (para uma jogadora como ela, US$37 mil é trocado). Ok, supondo que dinheiro não é mais problema para ela, por que ela deixaria de enfrentar um verdadeiro desafio, para jogar uma chave onde a segunda melhor ranqueada, é a promessa americana, 56o do ranking, Melanie Oudin?

Algumas coisas passam em minha mente. Uma que para o atual nível de jogo dela, uma chave como a do torneio americano, é um verdadeiro desafio. Dois que ela pode estar querendo ganhar confiança, e jogando contra jogadoras mais fracas, suas chances de vitória e título aumentam e com isso sua confiança perdida pode retornar. Terceiro pode ter a ver com contratos publicitários e patrocinadores que desejavam tê-la por lá, o que não seria uma hipótese tão absurda pois ultimamente sua carreira tem sido voltada para isso. Um título em Memphis, por mais fraco que seja o torneio teria melhor repercussão do que uma derrota na primeira rodada de Dubai.

Seja lá qual for a resposta, todas elas parecem remeter ao fato de que as prioridades de Sharapova mudaram e atrapalharam seu jogo. Eu pego no pé da russa, mas isso porque adoro seu jogo, e gostaria de vê-la de volta ao circuito jogando tênis e não apenas como modelo.

E vocês, o que acham? Qual o motivo dessa escolha? Comente.

Tênis Pós Carnaval!

Fala pessoal. Como foram de carnaval? Muito tênis? Dúvido. Eu posso dizer que apesar de ter passado o carnaval em São Paulo, e sem muitas atividades, vi muito pouco de tênis, foquei mesmo nas Olimpiadas de Inverno. Eu acho um barato. Queria pegar um avião direto para Vancouver. Enfim, mas chegou a hora de fazer um update do que aconteceu no circuito enquanto todos aproveitavam o sol, os trios, blocos e escolas de samba.

Cinco torneios aconteceram na semana passada, três masculinos e dois femininos. ATP 500 de Rotterdam, ATP 250 da Costa do Sauípe, ATP 250 de San Jose, WTA de Paris e WTA da Tailândia.

Em Rotterdam, torneio mais importante da semana, jogadores como Djokovic, Davydenko, Soderling, Monfils, Robredo, Youzhny e Ljubicic brigaram pelo título. Talvez a maior aposta fosse por uma final entre Djokovic e Davydendo, 2o e 6o no ranking respectivamente, mas a realidade foi outra. O sueco Robin Soderling e o russo Mikhail Youzhny resolveram estragar a festa. Na final, Soderling não teve muito trabalho devido uma contusão que fez Youzhny se retirar no início do segundo set. O sueco conquistou seu quinto título na carreira e mantém a boa fase que vem desde o ano passado.

Em San Jose, alguns nomes fortes também estiveram presentes como Roddick, Verdasco, Stepanek, Haas, Berdych e Kohlschreiber. Mas os cabeças de chave 1 e 2 do torneio, Roddick e Verdasco mantiveram o favoritismo e fizeram a final. Eu cheguei a assistir os primeiros games do jogo pela internet, até a conexão cair. O jogo estava bastante equilibrado, com belas trocas de bola. Esse foi o 12o confronto entre os dois e o espanhol conseguiu quebrar uma série de sete vitórias seguidas do americano, conquistando seu terceiro triunfo sobre ele.

Já o Brasil, recebeu a mais "fraca" chave da semana. Juan Carlos Ferrero, 22o do mundo, era o nome mais forte da chave, junto com o brasileiro Thomaz Bellucci. E o espanhol fez jus a seu favoritismo ao vencer na final o surpreendente Lukasz Kubot. Dos sete brasileiros que entraram na chave principal, apenas Ricardo Mello e Bellucci avançaram e infelizmente eles se enfrentaram nas quartas de final. Na teoria, Bellucci era o favorito, mas a prática se mostrou diferente. Mello avançou para enfrentar Ferrero, mas não teve muito sucesso.

Ouvi dizer que o torneio foi muito bom. Posso estar errado, mas continuo achando pelas transmissões que vi que o torneio estava às moscas. Eu me sempre pergunto se semana de carnaval e anterior a ele, são as melhores para se fazer um torneio desses? Acredito que se a resposta for sim, não há lugar melhor do que a Bahia que está repleta de foliões. Mas se a resposta for não, será que não seria melhor fazer numa cidade como São Paulo? Com certeza lugar mais agradável que Costa do Sauípe não há, mas se tem um lugar onde as coisas acontecem, esse lugar é São Paulo. Entendo que há dificuldades em relação ao calendário da ATP, mas todos sabem que o Brasil não funciona em época de carnaval.

Passando para o feminino, a russa Elena Dementieva conquistou em Paris, seu segundo título da temporada. Já na Tailândia, em um torneio sem grandes nomes, outra russa, Vera Svonareva, aproveitou a chave fraca para levantar seu décimo título na carreira.

Essa semana também temos cinco torneios. ATP 500 e WTA de Memphis, ATP 250 de Buenos Aires, ATP 250 de Marseille e o grande torneio feminino, WTA de Dubai.

Apesar dos torneios de Memphis e Marseille terem chaves bem mais fortes do que a de Buenos Aires, o fato mais marcante da semana pra mim é a volta de David Nalbandian que está jogando o torneio argentino. Parado há 9 meses, se recuperando de contusão, ele já estreou com vitória. Eu assisti partes do jogo pela internet e vi um Nalbandian muito sólido e jogando em excelente tênis. Nem parecia que ele estava tanto tempo parado. Será muito bom vê-lo brigar pelos principais torneios novamente.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Invictus!

Essa semana não consegui escrever muito devido a correria e se vocês me permitem, nesse post gostaria de sair um pouco do eixo tênis / Play Tennis. Mas vou ficar na parte de esportes, mas dessa vez através de um filme!

Ontem fui assistir Invictus. Durante a semana vi no Twitter do Saretta que esse havia sido um dos melhores filmes que ele já viu. E conversando com a Simone Mesquita, preparadora física do treinamento no Play Tennis do Morumbi, ela também comentou que o filme era fantástico.

Como um amante do esporte, fui conferir. Eles tinham razão. O filme é realmente incrível. Mistura o poder que o esporte tem em reconciliar, unir e colocar diferenças de lado, nas mãos de um gênio chamado Nelson Mandela. Essa mistura culmina no título conquistado pelos Springboks no Copa do Mundo de Rugby em 1995, disputado na África do Sul e a união de negros e brancos torcendo juntos para um time que antes só recebia o suporte da minoria branca. Mandela usou o esporte como meio de unir um povo, tantos anos separados pela segregação racial.



A história é uma lição de vida, de perdão, determinação, inspiração, comprometimento e de superação. O filme chega as telas justamente nas comemorações do 20o aniversário da libertação de Mandela, no dia 11 de fevereiro de 1990.

Invictus traz Morgan Freeman interpretando Nelson Mandela. Acho que não poderia ter ninguém melhor para o papel. Um ator que transpira sabedoria, no papel de um sábio! Matt Damon faz o papel do capitão dos Springboks, François Pienaar. Ambos estão concorrendo ao Oscar. Freeman ao de melhor ator e Damon ao de melhor ator coadjuvante. Mais um belo filme, cheio de lições e moral, de Clint Eastwood.

Recomendo. Espero que todos gostem!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Juvenis em Quadra!

O ano começou agitado para os atletas do novo treinamento competitivo do Play Tennis. Foram cinco torneios em pouco mais de um mês, isso sem contar os torneios da Gira Cosat.

A temporada começou com o Circuito Paulista, dividido em quatro etapas. A 1a foi disputada no SPAC, a 2a na Slice, a 3a no Clube Paineiras e a última no Clube Indiano. Nesse meio tempo ainda tivemos a Copa São Paulo, tradicional torneio do circuito brasileiro.

Nessas etapas, tivemos a participação de Pedro Brobow (12M), Renato Lima (12M), Vitor Hugo Leão (12M), Pedro Farinha (14M), Alexandre Galassi (16M), Lucas Dias (16M), Giulia Perrone (16F) e Laila Kochen (12F). Os destaques desse primeiro mês foram Giovanna Baccarini (16F) que foi vice campeã de simples e duplas na 3a Etapa do Circuito Paulista e Ana Farinha (12F) que foi finalista também na 3a Etapa, e campeã na 4a Etapa. Veja algumas fotos.

A garotada teve o apoio da equipe de treinadores que os acompanharam nos torneios. Orlando Rosa, Douglas Santana, Martim Ramos, Douglas Almeida e até mesmo a preparadora física Simone Mesquita compareceu!

Já nos torneios sul americanos da Gira Cosat, fomos representados por Laura Pigossi que apesar de ter 16 anos, joga torneios de 18. Ela jogou as etapas de Caracas, na Venezuela; Barranquilla, na Colômbia; Cuenca, no Equador e Arequipa, no Peru. Laura foi acompanhada por Renato Messias.

Nos 14 anos, Mariana Humberg que foi convocada para integrar a equipe da CBT, viajou para jogar as etapas de Cali, na Colômbia; Guayaquil, no Equador e Chosica, no Peru, e foi acompanhada por Carla Tiene que também foi convocada pela CBT para integrar a equipe de treinadores.

Depois dessa série de torneios, todos estão em São Paulo, treinando no Play Tennis do Morumbi se preparando para a etapa do Cosat no Paraguai e os tradicionais torneios do Banana Bowl que será disputado esse ano em Blumenau e a Copa Gerdau, realizado em Porto Alegre. Laura Pigossi, Giovanna Baccarini, Giulia Perrone e Mariana Humberg serão acompanhadas por Renato Messias nessas etapas!

Parabéns pela participação de todos nesses primeiros torneios do ano e boa sorte nos próximos!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Os Melhores da ATP 2009

Anualmente a ATP abre uma votação para que os fãs escolham o melhor jogador de simples e a melhor dupla do ano anterior. A votação vai até dia 15 de Fevereiro e o resultado será divulgado dia 18 do mesmo mês.

São 20 jogadores concorrendo em simples e 10 duplas. O brasileiro Bruno Soares está nessa disputa ao lado de seu parceiro Kevin Ullyett.

Além dessas duas categorias escolhidas pelos fãs, há ainda mais nove categorias a serem premiadas:

Player Of The Year - Prêmio para o jogador que terminou o ano como número 1 do mundo.
Doubles Team Of The Year -
Prêmio para a dupla que terminou o ano como número 1 do mundo.
Arthur Ashe Humanitarian Of The Year - Prêmio para jogador que mais contribuiu para causas humanitarias.
Stefan Edberg Sportsmanship Award - Jogador que teve uma conduta exemplar, com alto nível de profissionalismo e ajudou a promover o esporte fora das quadras.
Most Improved Player - Jogador que mais evoluiu no ano em seu nível de jogo e ranking.
Newcomer Of The Year - Jogador que pelo seu crescimento no ranking em 2009 pode causar grande impacto em 2010.
Comeback Player of the Year - Jogador que superou lesões e foi capaz de voltar a ser um dos melhores jogadores do circuito.
Tournaments of the Year - Torneio da série Masters 1000, ATP 500 ou ATP 250 que ofereceu melhor infra-estrutura e condições aos jogadores.
Ron Bookman Media Excellence Award - Prêmio ao jornalista mais contribuiu ao esporte.

Entre no site da ATP e vote! Mas deixe aqui no Blog seu comentário e voto também!

Apesar dos títulos em Roland Garros e Wimbledon e na quebra do recorde de títulos de Grand Slam conquistado por Federer, eu votei em Rafael Nadal por seu brilhante primeiro semestre. Nas duplas meu voto foi para Bruno Soares, apesar de ser fã dos irmãos Bryan!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Festa do Tênis Tupiniquim!

O tênis brasileiro está em festa. Depois da inédita conquista de Tiago Fernandes na chave juvenil do Australian Open, o país comemora uma boa semana que culminou no segundo título de Thomaz Bellucci no ATP 250 de Santiago.

Antes mesmo de a semana começar, tivemos a agradável notícia de que João Souza, o Feijão, havia furado o quali de Santiago e disputaria seu primeiro torneio de nível ATP. Em seguida, dos cinco brasileiros que disputavam torneios ATP na semana, quatro haviam passado para a segunda rodada. Bellucci, Feijão e Ricardo Mello em Santiago e Thiago Alves em Johanesburgo. O único a perder na primeira rodada havia sido Marcos Daniel. A segunda rodada foi boa apenas para Bellucci e Feijão. Mello e Alves deram adeus. Os dois sobreviventes não pararam por ai e avançaram as semifinais. A última vez que isso havia acontecido foi justamente no ATP de Gstaad ano passado quando Bellucci e Daniel tiveram a chance de fazer uma final tupiniquim, mas apenas Bellucci passou e acabou campeão.

Bom, a história se repetiu. Assim como Daniel, Feijão não conseguiu passar pelo experiente argentino, cabeça 2, Juan Monaco. Esse foi o único jogo dele que consegui assistir um pouco. Feijão me parecia nervoso e não conseguia colocar a bola em quadra. Monaco também não fez uma bela partida, mas foi beneficiado pela atuação irregular do brasileiro. De qualquer maneira, foi uma semana brilhante e o começo do que pode ser um grande ano para ele.

No outro lado da chave, Bellucci tinha um grande desafio na semifinal. Derrotar o número 11 do mundo, dono da casa, quatro vezes campeão do torneio, sendo duas delas nos últimos dois anos, Fernando Gonzalez. Desafio difícil, porém não impossível. E foi isso que ele provou ao derrotá-lo de virada, 4/6 6/4 6/3. Antes de Gonzalez, o jogador mais bem ranqueado que Bellucci havia derrotado foi Tomas Berdych, na época 13o do ranking. Na final, contra o algoz de Feijão, Bellucci começou bem, venceu o primeiro set 6/2. No segundo set o argentino foi impecável e deu grande susto no brasileiro ao aplicar um pneu. Mas Bellucci não se deixou abater, sacou bem, foi firme e fechou o terceiro set em 6/4 para comemorar seu segundo título em torneios ATP. Com isso Bellucci passa de 35o para 28o no ranking, sua melhor colocação.

A festa tem tudo para continuar essa semana, afinal é semana de Brasil Open. Com seis brasileiros já garantidos na chave: Ricardo Hocevar, Thiago Alves e Ricardo Mello que ganharam convite da organização, Feijão ganhou o direito de entrar direto na chave, pois como chegou a semifinal em Santiago, não teria como jogar o quali no Brasil. E Thomaz Bellucci, junto com Marcos Daniel entraram direto na chave. Ainda há a possibilidade de mais dois brasileiros se juntarem a esse grupo. Rogério Dutra e Caio Zampieri estão na última rodada do quali, se vencerem hoje, entram na chave principal.

Os cabeça 1 e 2 são os espanhóis Juan Carlos Ferrero e Albert Montanes. Bellucci novamente será o cabeça-de-chave 3 o torneio. Dos que estão na chave, o que vive o melhor momento sem dúvida é Bellucci, e por estar jogando em casa, acredito ser o favorito. Só há um fator que me preocupa, o desgaste físico. Dos cinco jogos de Bellucci em Santiago, quatro foram decididos no terceiro set. Ele já chega cansado e agora terá de enfrentar o calor escaldante da Bahia. Será um teste importante para ver como está seu preparo físico.

Bellucci defende o vice campeonato do ano passado quando perdeu para Tommy Robredo e busca se tornar o primeiro brasileiro a vencer o torneio desde que Guga o conquistou pela última vez em 2004. Quem sabe domingo possamos comemorar mais um título brasileiro na ATP. Boa sorte a todos os brasileiros!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

De Volta para o Passado - Parte 2

Pra quem perdeu o primeiro post sobre o assunto, esta é uma série de matérias sobre a revista que o Play Tennis lançou em 1982, a Play Tennis News. Então nos próximos meses, viajaremos no tempo através da revista e veremos o que estava acontecendo naquela época, não só no Play Tennis, mas também no tênis brasileiro e mundial. Se quiser, confira o De Volta para o Passado - Parte 1.

A 2a edição da revista foi lançada em Agosto de 1982, eu estava completando dois meses de vida.

Nessa edição, vemos o torneio de minitênis que foi realizado no Play Tennis que teve como um dos campeões Eloy de Souza. Curiosamente, no início de 2010 recebemos a honra de ter Eloy trabalhando conosco na unidade do Morumbi. Podemos conferir também uma longa matéria sobre o Clube Pinheiros e sua importância no tênis nacional. Ficamos sabendo como foi a edição de 1982 do tradicionalíssimo torneio de Wimbledon, no qual Jimmy Connors e Martina Navratilova sagraram-se campeões naquele ano. Vimos também um pouco sobre o grande preparador físico Nuno Cobra, na época muito envolvido com o tênis. Nuno ficou ainda mais conhecido quando se tornou o homem que ajudou a trabalhar o físico e a mente do grande campeão Ayrton Senna. Há também dicas técnicas com Ricardo Bilbao, bem como uma matéria com os cuidados que devemos ter com o coração.

As páginas dessa edição estão na galeria de fotos no site do Play Tennis. Não perca essa oportunidade de relembrar o passado ou conhecê-lo, se você, assim como eu, ainda estava nas fraldas, ou talvez nem isso.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Dois Gênios, um Grande Momento!

Gostaria de dividir com vocês uma foto que vi semana passada durante o Australian Open e pra mim é uma das mais incríveis do tênis. Talvez não a foto em si, mas o momento foi um dos mais incríveis.

Nessa foto vemos a chave do Australian Open de 2010 colocada em algum lugar de Melbourne Park, com a foto da premiação da final de 2009 no meio e o imortalizado abraço de Nadal em seu fragilizado rival, Federer.

Estava aqui tentando entender o porque esse momento me marcou tanto mesmo depois de passado um ano do acontecimento. Minha cabeça se confunde em meio a tantas explicações que surgem. Mas talvez a explicação seja simples.

Vejo dois atletas fora do comum, que se matam a cada partida, produzem batalhas épicas, pontos espetaculares que são disputados como se fossem os últimos de suas vidas. Uma rivalidade que eu não me arrisco a dizer que é a maior da história, mas sem dúvida é uma das maiores. Mas que ao mesmo tempo em que o arbitro de cadeira diz: "Game, set, match" parece que aquela rivalidade se desfaz, e ambos entendem a grandeza um do outro, a importância que cada um tem para a carreira do outro. Fica claro o carinho, respeito e a admiração dessa relação. Dois campeões, espíritos de guerreiros que sabem que aquele é O Momento, mas que em breve virará história com suas aposentadorias, e que será muito melhor relembrá-los juntos, como bons amigos que por alguns anos encantaram bilhões com suas jogadas plásticas, encheram os olhos do público com seus jogos, fizeram o mundo explodir em aplausos e assobios a cada winner e que acima de tudo ensinaram e deixaram exemplos de vida a serem seguidos e mostram que por trás desses gênios, frios nos momentos mais difíceis de uma partida, são apenas seres humanos no final das contas.




O tênis não poderia estar mais bem representado, não só dentro, como também fora das quadras, nos bastidores. Portanto gostaria de agradecer e parabenizar Roger Federer e Rafael Nadal por esse exemplo. Que possamos vê-los em ação por muito tempo e que um dia possa fazer esse agradecimento pessoalmente!

Esqueceram do Chapecó!

O grande nome da semana no tênis brasileiro não é Gustavo Kuerten, nem Thomaz Bellucci, mas sim Tiago Fernandes, juvenil de apenas 17 anos que conquistou um dos torneios mais importantes do mundo, a chave juvenil do Australian Open. Feito que nenhum brasileiro jamais havia obtido.

Como todos que ganham destaque na mídia, suas histórias são contadas, fatos são lembrados e os parabéns são dados ao jogador e ao treinador e com Tiago não está sendo diferente. Mas num esporte individual como o tênis, em que grande parte das vezes os jogadores passam nas mãos de diferentes técnicos ao longo da carreira, é normal que no momento do grande triunfo, apenas o atual seja lembrado e toda a glória fica para ele.

Em todos os lugares li histórias de como Tiago trocou a natação pelo tênis e sobre sua ida para a academia de Larri Passos, seu atual treinador. Mas em pouquíssimos li o nome de Carlos Chabalgoity, mais conhecido como Chapecó. Pra quem não o conhece, foi um dos grandes juvenis brasileiros nos anos 80, enorme talento, vencedor de torneios como o Orange Bowl (Foto maior, segundo da direita pra esquerda, em sua conquista no Orange Bowl).

Chapecó tinha um projeto para captar novos talentos em torneios e orientá-los, junto a seus treinadores em suas respectivas cidades. Chapecó daria toda a acessoria, e com o tempo a idéia era levá-los à um centro de treinamento. O projeto não emplacou como planejado por falta de patrocínio, mas de certa forma aconteceu com apenas um jogador, Tiago Fernandes.

Na época em que Chapecó começou a observá-lo, ele tinha apenas 11 anos. Com muito conversa com os pais de Tiago que até então não queriam muito envolvimento com o tênis, a parceria finalmente se iniciou um ano depois. Tiago continuou morando em Maceió, mas frequentemente vinha a São Paulo passar alguns dias treinando com Chapecó e dormindo em sua casa. Inúmeras foram as vezes que treinaram com a gente no Play Tennis. Os dois também passavam tempos em Brasília, terra natal de Chabalgoity. Mas não era apenas Tiago que ia e vinha, Carlinhos também passava tempos como ele em Maceió. Era um enorme vai e vem.

Chapecó chegou a ir ao colégio de Tiago e apresentar o trabalho que os dois estavam fazendo e que esse demandaria viagens, por consequência algumas faltas extras. A situação foi muito bem aceita pelo colégio que faria o possível para ajudar na parte escolar.

Os dois viajaram juntos para torneios nacionais e internacionais. E foi em uma dessas viagens, depois de excelente campanha no Orange Bowl onde Tiago se tornou número 1 do mundo de 14 anos, que o brasilense conseguiu um grande patrocínio de roupas e raquete para seu pupilo.

Mas tempos depois a parceria chegou ao fim e ai começou a parte da história que todos conhecem.

Conversando com Chapecó percebi um enorme carinho pelo garoto, e uma profunda admiração. Ele me disse que Tiago sempre teve uma dedicação impressionante, uma postura e maturidade acima da média. Chapecó acredita muito no sucesso de seu ex-jogador.

Mas de qualquer maneira, gostaria aqui de parabenizar o Chapecó pelo trabalho feito com o Tiago por quase três anos, justamente numa idade e fase tão delicada. Trabalho esse que ajudou a moldar muito do que o Tiago é hoje como pessoa e jogador. Portanto, uma parte desse e de todos os títulos que ele vier a conquistar daqui para frente pertencem um pouco a você e ao Polaco que foi quem iniciou o Tiago em suas primeiras raquetadas.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Calendário de Eventos no Ar!

2010 promete ser um ano muito agitado no Play Tennis, pelo menos o primeiro semestre vem recheado de eventos. Acabou de sair o calendário para a primeira metade do ano.

Ao todo estão programados 17 eventos. Serão clínicas masculinas e femininas. Eventos para crianças como o Play Teen e o Play Kids. O Inter Team que é um torneio realizado nos moldes da Copa Davis. Cardio Tênis pra quem quer misturar tênis com preparação física, além dos tradicionais Torneios Internos.



Esses eventos serão divididos entre as quatro unidades e todos realizados pelos profissionais da rede. Para saber mais sobre o que é e como funciona cada evento, clique aqui. Se você quiser conferir a data de cada um, bem como o local e horário, clique aqui.



Não deixe de participar, é uma grande oportunidade de melhorar seu tênis, suar a camisa, bem como fazer novas amizades, se divertir e dar boas risadas. Caso você nunca tenha participado, confira a galeria de fotos no nosso site e veja um pouco do que aconteceu em 2009. Fique ligado. Aguardamos vocês!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Semana devagar... para os Top!

Toda semana que segue um Grand Slam é meio devagar. Torneios acontecem, porém as grandes estrelas preferem descansar e treinar. Jogar um torneio de duas semanas, com partidas de cinco sets, e com a importância de um Grand Slam, sempre mexe mais com a parte física e mental dos jogadores. É claro que quem perde na primeira semana, pode descansar na segunda, e voltar aos torneios na semana seguinte ao GS, mas de qualquer forma os três torneios da ATP que estão começando hoje, não possuem tantos nomes de peso em suas chaves.

Fevereiro é um mês em que há uma estranha divisão de torneios. No hemisfério norte acontecem torneios indoor em quadra rápida e no hemisfério sul, principalmente na América do Sul, os torneios são realizados no saibro. Europa e EUA se dividem nos torneios de quadra rápida que servem de preparatório para os dois grandes torneios de Março que acontecem no EUA, o Masters 1000 de Indian Wells e de Miami. Já a América do Sul se encarrega de cuidar da pré temporada de saibro, visando a sequência de torneios na superfície que começam em Abril com Masters 1000 e outros menores e culminam com Roland Garros.

Essa semana teremos o ATP 250 de Johannesburg na África do Sul, onde os principais nomes são Gael Monfils e David Ferrer. O brasileiro Thiago Alves também foi se aventurar no país da Copa e entrou direto na chave principal. Ele estréia contra o Ucraniano Dolgopolov.

O ATP 250 de Zagred na Croácia é um dos disputados em quadra rápida indoor no mês e é o que tem a chave mais difícil essa semana. Nomes como Mario Cilic que defende o título do ano passado, Ivan Ljubicic, Ivo Karlovic, Jurgen Melzer, Janko Tipsarevic brigam pelo título.

Por último temos o ATP 250 de Santiago no Chile, torneio que abre a sequência na América do Sul. A estrela local, quatro vezes campeão do torneio, inclusive nos últimos dois anos, Fernando Gonzalez é o cabeça 1. Três brasileiros estão na chave principal. Thomaz Bellucci como cabeça 3, Marcos Daniel e Ricardo Mello que podem se enfrentar na segunda rodada caso vençam seus jogos de estréia. Feijão está indo bem no quali e luta por uma vaga na chave principal.

Talvez a grande notícia da semana, além do 16o título de Federer em Grand Slams, é a queda no ranking de Rafael Nadal que pela primeira vez desde Junho de 2005, está fora dos Top 3. A situação dele pode piorar ainda mais dependendo da gravidade da lesão e do tempo que ele terá de permanecer afastado. Lembrando que o primeiro semestre de 2009 foi fantástico para o espanhol. Além do título do Australian Open, Nadal defende pontos das finais em Rotterdam e Madrid, títulos em Barcelona, Indian Wells, Monte Carlo e Roma. Só ai ele tem 4.400 pontos a serem defendidos até 10 de maio. Se tirarmos esses pontos dos 7.670 que ele possui hoje, ele caíria nesse momento para a nona colocação. Espero que isso não aconteça.

Boa sorte para Nadal e para os brasileiros. As chaves dos torneios dessa semana estão na lateral do blog.